Banda Musical de Fornos - Banda Filarmónica
Historial da Banda Musical de Fornos

A Banda Musical de Fornos foi fundada em Janeiro de 1909 por iniciativa de António Moura Duarte que congregou à sua volta cerca de duas dezenas de elementos, os quais resolveram designar aquele agrupamento musical por “Nova Philármónica de Castelo de Paiva”. No dia 25 de Abril desse mesmo ano a banda deu o seu primeiro concerto na Vila de Sobrado-Castelo de Paiva, passando a ser essa a data oficial da sua fundação.
Inicialmente as dificuldades eram muitas e há registo de que o primeiro local de ensaio era numa grande sala da residência do 1º maestro, na Casa de Pousada. Com o passar dos anos, a banda ainda mudou de instalações cerca de cinco vezes e só na década de 50 foi finalmente construída, com ajuda dos músicos e amigos da banda, uma sala de ensaios de raiz, num terreno pertencente à paróquia oferecido pelo Padre António Magalhães.
Já no ano de 1966, e pela mão do prof. Eurico José Nunes, foi criada a Associação Cultural e Musical de Fornos que prevê nos seus estatutos a reorganização da banda de música e também a ocupação dos tempos livres dos seus associados.
Ao longos dos anos participou em incontáveis festas e romarias sobretudo na Região Norte. Participou ainda em vários eventos e festivais, dos quais se destacam a participação no concerto Comemorativo do 106º Aniversário da Associação Filarmónica 25 de Setembro de Montemor-o-Velho (1998); II Encontro de Bandas Filarmónicas de Barroselas (2010); Festival de Bandas “Filarmonia ao Mais Alto Nível” no Europarque, Stª Mª da Feira (2008 e 2014); Encontro Nacional de Bandas Filarmónicas – Trofa “Capital da Música” (2016); XVIII Encontro de Bandas de Tarouquela, Cinfães (2018).
Em 1998 foi edificada, no mesmo local uma nova sede com novas valências desde sala de ensaio, bar e salas de aula.
Em 2003 adquire, finalmente, o estatuto de Entidade de Utilidade Pública, adoptando uma nova designação: Banda Musical de Fornos – Centro de Cultura e Desporto.
Nos anos 2008 e 2012 no Concurso Internacional de Bandas “Ateneu Artístico Vila-Franquense”, conseguiu em ambas as ocasiões ser premiada com o 2º lugar (segunda secção) e ainda um honroso 3º lugar no concurso de tauromaquia do mesmo certame (2008).
Em 2009 a Banda Musical de Fornos comemorou os seus 100 anos de atividade. Entre outras iniciativas, destaque para o concurso de logótipos onde elegeu aquele que usa atualmente; e ainda para a realização de um concerto inédito em pleno rio Douro junto à icónica Ilha dos Amores.
Neste ano foi ainda agraciada pela junta de freguesia local, com a composição de uma obra em homenagem do seu centenário: “A Ilha”, composta por Luís Cardoso.
Em 2011 foi condecorada com a Medalha de Mérito do Distrito de Aveiro, atribuída pelo Governo Civil do Distrito de Aveiro, reconhecendo o relevante trabalho associativo, de progresso social e da defesa dos valores do Distrito de Aveiro que esta coletividade tem levado a efeito. “Desde a sua fundação até à data, detém um longo historial feito de pessoas, de acontecimentos e atividades, bem com da representação do seu município e do distrito de Aveiro.”
Ainda em 2011, organizou um Encontro de Bandas, onde para além da Banda Musical de Fornos participaram também a Banda Marcial de Bairros, a Banda Musical de Arouca e a Banda da Casa do Povo de Moreira de Lima - Ponte de Lima.
Em 2019 recebeu a Medalha de OURO de Mérito Municipal, atribuída pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em reconhecimento da dedicação e empenho da Banda, retirando o melhor de si em prol da cultura e da comunidade Paivense, “São merecedores de toda a gratidão pública pelo seu trabalho notável.”
Atualmente é constituída por cerca de cinquenta e sete músicos executantes, com idades entre os 14 e os 53 anos, tendo o mérito de conseguir agregar a arte da juventude à experiência dos menos jovens.
Neste contexto, a Banda Musical de Fornos é bem o testemunho da importância que a formação musical dos mais novos tem para a continuidade das Filarmónicas, disponibilizando uma escola de música onde se leciona formação musical, instrumento e classe de conjunto. Foi nesta escola que a maioria dos seus elementos iniciou a sua formação musical, ingressando posteriormente na Academia de Música de Castelo de Paiva e mais tarde no Ensino Superior dando também o salto para as grandes bandas militares, orquestras nacionais e estrangeiras.
Desde o ano 2015 tem como diretor artístico o Professor David Silva, docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).